Publicidade:

 

 Publicidade:

 

 
 

CHARGE DO DIA

 

 

 

 

 

 

 


 

Home » Variedades » Qual a diferença entre integral e orgânico?

29/05/2013

Qual a diferença entre integral e orgânico?

Cada vez mais presentes nas prateleiras e gôndolas dos supermercados, produtos integrais e orgânicos são indicados para quem busca uma vida mais saudável e de qualidade. Mas na hora de comprar você sabe qual a diferença entre eles?

Pães devem ter em seus ingredientes como 1ª opção farinha integral. Foto: Carolina Dias/RedeComSC

Para ajudar nesta tarefa convidamos a nutricionista de Chapecó, Raiara Forcelini para uma visita ao supermercado e mostrar qual a diferença entre eles.

Por ser um produto que exige um cuidado maior, o orgânico possui um preço mais elevado também. É um alimento que não pode conter nenhum produto químico na sua composição, seja ele animal ou vegetal. Os alimentos de fato orgânicos são identificados com um selo que garante aos consumidores esta qualidade. “Vai virar uma tendência ser mais “natural”, em contrapartida é importante ficar atento ao selo de qualidade”, explica Raiara.

Produtos

No mercado é possível encontrar um número cada vez maior de alimentos integrais e orgânicos. A nutricionista explica que a opção deve ser de acordo com o gosto de cada um e que um alimento orgânico não é necessariamente integral e vice-versa.

Basicamente o que difere um produto de outro é o processo. O orgânico é um alimento considerado “puro”, por não possuir nenhum tipo de químico em seu cultivo e preparo.  Os integrais não passam por nenhum processo de refinamento, o que mantem a película protetora dos nutrientes.

Orgânicos

Para quem prefere e pode pagar mais caro, no mercado é possível encontrar verduras, macarrão, bolachas, ovos, etc. 

Integrais

Estes alimentos são encontrados com mais facilidade e em mais variedade em alguns supermercados. Pães, bolachas, macarrão são algumas das opções de consumo. No caso do pão, deve conter em seu preparo como primeiro ingrediente, a farinha integral.

Selo de garantia

O selo é que atesta a qualidade dos alimentos orgânicos é emitido pelo Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural (IBD) filiado a Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica (Ifoam), que fiscaliza e certifica produtos orgânicos no Brasil de acordo com normas internacionais. Este selo só é conferido após rigorosos exames de controle de qualidade de solo, água, reciclagem de matéria orgânica, dentre outros.

Fiscalização

Ela é feita por corpo de inspetores do IBD e um comitê que verifica a conformidade dos produtos orgânicos e biodinâmicos com normas nacionais e internacionais. A certificação de uma produção vegetal, animal ou industrial, indica que foram realizadas

visitas periódicas de um inspetor no local de produção; avaliação do relatório de inspeção por um conselho formado por agricultores, processadores, acadêmicos, técnicos e representantes de consumidores; análise residual para verificar o nível de pureza do produto; aprovação da unidade de produção,  dentro dos padrões de qualidade orgânica ou biodinâmica.

Fonte: ambientes.ambientebrasil.com.br/

 

Dicas

Identifique os alimentos que são integrais e orgânicos deixe suas refeições diárias mais ricas e saudáveis.

Integrais:

-Arroz integral

- Açúcar mascavo

-Farinha de trigo integral

- Centeio (grãos, farinha, flocos)

- Cevada em grão (cevadinha)

-Trigo em grão: rico em ácido

Orgânicos:

- Carnes

- Ovos

- Frutas

-Verduras

- Legumes


 

Tags: integral, orgânico, alimentos, Chapecó, saúde

 

 

deixe seu comentário

 

Nome

E-mail (não será divulgado)

 

Sua mensagem

 

Sergio escreveu em 31/05/13 08:45:

 
Bom trabalho. Certamente beneficiará muitas pessoas.
 

 

MAIKEL SCHMIDT escreveu em 30/05/13 20:28:

 
Parabéns Raiara, por contribuir com dicas para a alimentação mais sudável do nosso dia-a-dia.
 

 

Alan Henrique Maldaner escreveu em 29/05/13 16:23:

 
Parabéns por terem se dedicado em apresentar uma matéria tão instrutiva.Esperamos que em pouco tempo as pessoas se conscientizem disso, também passem a ingerir mais produtos integrais e orgânicos para seu próprio benefício.
 

 

Kassiano escreveu em 29/05/13 16:09:

 
Ótimo artigo, parabéns a Raiara.
=]
 

 

 

notícias relacionadas

 


 

 


 


 

 

 

Fale Conosco  |   Anuncie  |   redecomsc.com.br - Todos os direitos reservados REDECOMSC

 

Copyright © Portal RedeComSC - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.